O Índice de Funcionalidade Brasileiro Aplicado para Fins de Aposentadoria (IFBR-A) é um instrumento técnico desenvolvido para caracterizar a deficiência e seu grau, conforme a Portaria Interministerial 01 (27.01.2014) – IFBR-A. Sua correta aplicação é crucial para determinar o direito à aposentadoria com critérios diferenciados para pessoas com deficiência.
Advogados previdenciaristas frequentemente enfrentam desafios na interpretação dos laudos periciais baseados no IFBR-A, o que pode impactar diretamente no sucesso das reivindicações de seus clientes. A falta de familiaridade com os critérios de avaliação e a pontuação atribuída podem resultar em defesas menos eficazes.
Além disso, a constante atualização das normas e procedimentos pelo INSS exige que o profissional esteja sempre atualizado para oferecer uma representação competente.
AO VIVO: 19h30 – 21h30
Jana Derenevitz é referência em Direito Previdenciário e uma das poucas especialistas que une experiência prática, acadêmica e conhecimento técnico na área de avaliação biopsicossocial para fins previdenciários.